Você é escritor de livros? Tem vários projetos de escrita e não sabe muito bem como organizá-los? Organização e planejamento são as palavras-chave para atingir os seus objetivos e metas para 2020.

Vou explicar para vocês como eu fiz meu Bujo de Escrita para organizar os meus projetos. Dividindo o Bujo por projeto e cada projeto em categorias como: checklist, contador de palavras, anotações para revisão, ideias e writing tracker (para acompanhar o seu progresso), fica fácil planejar a escrita durante o ano.

cadernos de organização

Há algum tempo, eu postei no meu Instagram (@bettinawinkler.pdf) uma foto do meu Bujo de escrita e do meu planner, explicando um pouquinho como iria fazer para me organizar esse ano e algumas pessoas comentaram pedindo para mostrar melhor como eu fiz essa organização.

O que é Bullet Journal?

Para quem não sabe o Bujo, ou Bullet Journal, é tipo uma agenda aonde você personaliza a sua organização anual, decorando tudo desde as datas até as capas dos meses. Dá para fazer lista de livros e filmes, colocar seus objetivos e tudo mais relacionado a sua vida. É bem livre para fazer do seu jeitinho.

Eu tive Bujo em 2018 e em 2019, mas como ele demanda muito tempo, todo fim de mês precisava tirar uma horinha para decorar e preparar as páginas do mês, eu resolvi que esse ano tentaria usar um planner.

Entretanto, o planner já vem todo preparado, então eu sabia que não ia ter um espaço dedicado para personalizar a organização da minha escrita, por isso, resolvi comprar um caderninho separado e fazer um Bujo especial para a escrita.

Como fazer um Bujo

Eu comprei o meu caderninho na Kalunga e ele é pontilhado, mas isso tanto faz se for com pauta, sem pauta ou quadriculado, o que for melhor para você.

Mesmo sendo péssima em desenhos e tendo uma letra horrível, acredito que a importância mesmo do Bullet Jornal está em manter uma organização prática e acessível.

No início eu fiz uma capa simples com canetinha e marcador e logo na próxima página coloquei meu nome e os títulos de alguns dos meus projetos.

Na próxima folha tem os meus objetivos para 2020. Todos relacionados a escrita.

Enfim, eu separei tudo por projetos algo que já é bem diferente do Bujo normal.

Vou mostrar o exemplo como um projeto meu que foi provisoriamente intitulado de Projeto 2019 já que era um livro que eu pretendia terminar em 2019, mas não consegui.

Categorias

Checklist

Coloquei um título no topo e a primeira categoria que fiz foi a checklist, enumerando todas as coisas que preciso fazer pra que finalizar o livro até chegar na fase de publicação que eu ainda não decidi se vou tentar tradicional ou independente.

Exemplo de checklist:

  • Título
  • Decidir modelo de Publicação
  • 1º Rascunho
  • 1ª Revisão
  • 2ª Revisão
  • Sinopse
  • Capa
  • Leitores Betas

Contador de Palavras

Logo abaixo coloquei o wordcount, ou contador de palavras, já que eu escrevi pedaços dele em épocas diferente, primeiro em julho no campnanowrimo e em novembro no nanowrimo mesmo.

O contador de palavras é muito útil quando você escreve um livro em diferentes épocas, dando pausas entre sessões de escrita e etc.

Anotações e Ideias

Depois eu coloquei uma página só para anotações para revisão. Voltando ao meu exemplo, diria que eu estou mais ou menos na metade do livro, mas vira e mexe me vêm pensamentos de coisas que eu poderia mudar ou acrescentar na parte já escrita da história. Coisas que não estarão presentes no primeiro rascunho. A partir disso, eu vou anotando essas ideias separas para acrescentá-las mais tarde na primeira revisão.

Depois vem a folha de ideias que serve para lembrar de acrescentar esse conteúdo na parte da história que ainda vou escrever.

Writing Tracker

Na última folha coloquei um writing tracker que serve para acompanhar a quantidade de palavras que eu vou escrever por dia quando eu estiver trabalhando ativamente nesse projeto. Eu escrevo o mês e depois vou enumerar os dias colocando a quantidade de palavras do lado.

A partir daí eu fui fazendo mais ou menos a mesma coisa com os outros projetos. Alguns deles já estão escritos e outros são para roteiro por isso as categorias são um pouco diferentes. De novo, a graça do Bullet Journal é poder personalizar da forma mais adequada para você.

Adicionais

Além dos projetos eu coloquei uma folha só para nomes próprios e uma para nome de lugares. Funciona como um banco de dados para quando eu precisar.

Coloquei também uma folha para ideias aleatórias que é algo que acontece toda hora. É sempre bom anotar e avaliar a possibilidade de desenvolver essas novas ideias e transformar em uma história.

Printable

Para quem não tem tempo de fazer e confeccionar um Bullet Journal, eu disponibilizei no meu site um printable, que é uma folha para impressão, imitando o layout que eu fiz no Bujo. É só colocar o seu e-mail que o pdf vai chegar direitinho na sua inbox.

Não esqueça de checar a caixa de spam.

Youtube

Eu fiz também um vídeo no meu canal explicando e mostrando melhor o conteúdo do meu Bullet Journal de Escrita. Confira!