Não, você não entendeu errado. Eu vou perder o Nanowrimo.

Por que?

Bem, eu não tenho minha história bem desenvolvida ainda para estruturar ela a tempo do Nano. Mesmo assim, eu decidi que vou participar.

Depois de ver o vídeo de uma das minhas authortubers (autoras youtubers) favoritas, a Shaelin Bishop, eu percebi que, assim como ela, eu estava pensando em não participar do Nanowrimo só porque eu sabia que iria perder.

Mas o Nanowrimo é muito mais do que ganhar.

Todas as vezes que eu perdi o nano ou o camp eu sai no lucro, com a minha história muito mais desenvolvida e com uma quantidade de palavras escritas.

A ideologia do Nanowrimo é que você passe o mês da escrita, novembro, escrevendo. E é isso que eu vou fazer.

Cinquenta mil palavras é muito para algumas pessoas e é pouco para outras, isso porque cada um tem seu processo de escrita.

Apesar de eu contar muito com o planejamento e outline, eu tenho percebido que o meu processo vem sendo cada vez mais intuitivo, descobrindo as coisas no caminho. Na verdade, ele sempre foi um pouco assim.

Então, eu resolvi abraçá-lo.

Nesse Nanowrimo eu vou abraçar o “fracasso” e vou escrever mesmo que seja para perder, especialmente se for para perder, e tenho certeza que vou acabar o mês com muito mais do eu imaginava.

Além disso, eu estou precisando urgente recomeçar uma rotina de escrita. Ultimamente eu tenho escrito muito esporadicamente por causa dos meus outros afazeres e eu quero muito que isso mude. O Nanowrimo é a oportunidade perfeita.

Ainda assim, confira alguns preparativos que valem a pena:

PREPTOBER

Página de brainstorming

Eu sempre digo isso: escreva tudo! Mesmo o que acha besta, mesmo o que você acha que vai lembrar depois. Não deixe de anotar todas as ideias que vierem à sua cabeça, não importa a hora que vierem. Tudo pode ser aproveitado.

Documentar o seu progresso

Seja num bullet jornal, no trello, ou só no site do nano o importante é registrar o seu progresso e acompanhar sua evolução. E se quiser realmente se aventurar, grave um vlog, mesmo que você acabe não postando, é muito legal ter esse tipo de recordação guardada.

Interagir com outros autores que também estão participando

Fique de olho nas tags do #nanowrimo2020 no Instagram, procure por vlogs (algumas pessoas postam vlogs semanais ou até mesmo diários), comente com outros autores, tweet. Falar sobre o Nano pode ajudar muito a te incentivar.

Acessórios de ajuda

Trello, Notion, Pinterest, Youtube. Faça uma capa Canva ou uma playlist no Spotify. Qualquer ajuda é bem-vinda.

Fique ligado no Nanowrimo Brasil

Lá vão ter peptalks, sprints, word wars (competição de escrita) e você pode até ganhar um adesivo, basta preencher o formulário e pagar o frete.

Confira mais algumas dicas aqui mesmo no blog!

E aí? Você vai participar do Nanowrimo esse ano? Me conta um pouquinho do seu projeto e das suas metas!